Conheça nossa empresa

Conheça Nosso Trabalho

A ABRAETD (Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos) dedica-se ao estudo e difusão de informações técnicas, legais e sociais sobre a prevenção de acidentes e doenças ocorrentes em ambientes de trabalho disbáricos. Ambientes Disbáricos são os que apresentam pressão atmosférica maior ou menor que a normal (a que se tem ao nível do mar).   A prevenção a acidentes e doenças que ameaçam os trabalhadores nos ambientes disbáricos tem, na ABRAETD, a sua principal referência no Brasil; assim como o socorro adequado às vitimas desses acidentes laborais. 

Atuam em Ambientes Disbáricos: 

Pressão atmosférica menor (hipobárica): Astronautas, Aviadores, Aeromoças e Comissários de Bordo, Montanhistas, Alpinistas, Profissionais de grandes altitudes, Pessoas que labutam em regiões naturalmente muito altas, etc.

-Pressão atmosférica maior (hiperbárica): Mergulhadores e homens-rãs, Trabalhadores em minas, Escavadores, Profissionais atuantes em subterrâneos,  Pescadores (principalmente de ostras e lagostas), Geólogos, Antropólogos, Metroviários, Petroleiros, Pessoal de construção civil pesada, Profissionais de saúde de diversas áreas (especialmente em tratamentos com oxigênio 100%, administrado sob pressão) etc.

 

 

Tubulões Pressurizados

Pressão de Trabalho – É a maior pressão de ar à qual é submetido o trabalhador no tubulão ou túnel durante o período de trabalho.

Túnel Pressurizado – É uma escavação, abaixo da superfície do solo, cujo maior eixo faz um angulo não superior a 45° (quarenta e cinco graus) com a horizontes, fechado nas duas extremidades, em cujo interior haja pressão superior a uma atmosfera.

Tubulão de ar comprimido – É uma estrutura vertical que se estende abaixo da superfície da água ou solo, através da qual os trabalhadores devem descer, entrando pela campânula, para uma pressão maior que atmosfera. A atmosfera pressurizada opõe-se à pressão da água e permite que os homens trabalhem em seu interior.

 

Produção de Tubulões Pressurizados

 

Trabalho em Condições Hiperbáricas

 

Revista Brasileira de medicina do trabalho

Artigo produzido pelo Manoel Messias Pereira Alves, presidente da ABRAETD, em conjunto com João Victor Fornari, Anderson Sena Barnabé e Renato Ribeiro Nogueira  Ferraz, que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos trabalhadores de tubulões com respeito às normas regulamentadores de seu trabalho, trazendo ao leitor uma maior compreensão sobre o trabalho dos profissionais que atuam em condições hiperbáricas.

 Quem somos

A ABRAETD (Associação Brasileira de Especialistas e Trabalhadores Disbáricos) é uma entidade voltada para prevenção de acidentes e promoção a saúde nestes ambientes sob pressões. O aumento dos acidentes relacionados ao ambientes disbáricos, têm sido de grande preocupação para engenharia de segurança e saúde ocupacional e o motivo que nos levou a fundação desta associação.

Os profissionais disbáricos são mergulhadores, aeronautas, operadores de câmaras hiperbáricas, astronautas, trabalhadores de tubulões pressurizados.

MISSÃO

Concentrar esforços estratégicos no sentido de prevenir acidentes e promover a saúde dos trabalhadores.

VISÃO

Ser um grande agente catalisador de profissionais que visa assegurar a qualidade do trabalho. Educar promovendo interesses, responsabilidades e formação para alcançar metas e promover segurança aos trabalhadores de ambientes disbáricos.

VALORES

Integridade
Desempenho transparente
Ética
Respeito
Solidariedade

Membros

Presidente: Manoel Messias Pereira Alves

Vice – Presidente: Maria Luiza Lima de Souza 

Secretária: Edna da Silva Bezarra

Tesoureira: Tamami Ikuno 

Presidente – Conselho Deliberativo: Dilson Ferreira Barrence 

Vice – Presidente Conselho Deliberativo: Marlene Uehara Moritsugu

Presidente – Conselho Fiscal: Jefferson Deodoro Teixeira da Costa Junior 

Vice – Presidente Conselho Fiscal: Akiko Kanazawa